Campanha 200 Escritoras Negras
Como surgiu ?
Quantas bibliotecas afrocentradas você conhece?
Quantas obras de escritoras negras você já leu?
E quantas foram de livre acesso e gratuito?
Para incentivar o acesso ao livro e a leitura e defender a visibilidade e inclusão de obras escritas por mulheres negras, neste mês de celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e caribenha, a Biblioteca Casa Futuro lança
a Campanha 200 Escritoras Negras.
Campanha aliada á Luta das mulheres negras
Visando o fortalecimento da luta
de mulheres negras e, principalmente,
de escritoras negras por equidade de gênero,
justiça racial e pela VISIBILIDADE das suas
obras, a Biblioteca Casa Futuro homenageia mulheres negras e lança a campanha 200 escritoras negras tendo o objetivo principal de arrecadar livros de autoras negras para compor o acervo da nossa biblioteca que já possui 100 obras infanto-juvenil afrocentradas.
Promoção do acesso livre e gratuito
A ideia é promover o acesso livre às obras de 200 Escritoras Negras. Comunidades pobres e vulneráveis de Fortaleza, (CE) poderão ter acesso as 200 obras doadas nesta Campanha. As obras serão usadas em rodas de leitura e debate promovidas pela Biblioteca que está localizada na comunidade Por do Sol, onde está localizada a sede da Biblioteca Casa Futuro.
Esta Campanha parte da urgência em sanarmos a
falta de acesso à literatura feita por escritoras
negras nas comunidades periféricas do Ceará.
Partindo deste anseio a Campanha aposta na democracia e no acesso livre às obras
produzidas por escritoras afro-brasileiras,
afro-caribenhas, norte-americanas,
afrodiaspóricas e africanas.
Meta da Campanha foca Lei 10.639
A Campanha tem como meta reunir 200
obras de mulheres negras e promover a circulação
e a visibilidade de forma direta: colocando obras de autoras negras nacionais e internacionais na 1ª Biblioteca pública afrocentrada de Fortaleza - CE.
A ideia é equipar nossa biblioteca com 200 obras de romance, poesia, crônicas, ficção científica e contos escritos por mulheres negras.
Sobre a Biblioteca Casa Futuro
Desde 2016 estamos nutrindo um acervo de livros escritos por, com e para crianças, jovens, homens e mulheres negras. Essa gestação tomou forma e em 2020 nasceu a Biblioteca Casa Futuro onde acontecem todos os nossos Programas e Atividades literárias. No decorrer desses cinco anos já catalogamos mais de 200 obras que arrecadamos em parcerias com outras bibliotecas do Ceará e também que ganhamos em editais e parcerias com outros movimentos e coletivos. Mas no nosso acervo ainda há poucas escritoras negras.
Por isso lançamos a Campanha 200 escritoras negras, na tentativa de promovermos a doação de livros escritos por mulheres negras, darmos visibilidade e também tornar livre o acesso á essas obras.
Acreditamos que tornar as obras alcançáveis e disponíveis é uma forma de valorizar as narrativas e as experiências de luta, resistência e emancipação das mulheres negras.
Vem com a gente nesta caminhada!
Campanha 200 Escritoras Negras
DOE UM LIVRO
PASSO A PASSO
Endereço de envio das Obras
Rua Nelson Mandela 269
Fortaleza, CE 60872-406
Biblioteca Casa Futuro
Consulte
Compre
Envie
Dúvidas