1.
Segurança Alimentar - Cozinha do erê
Nossos programas incentivam o desenvolvimento saudável, a auto-estima e a autoconfiança das crianças e adolescentes. Proporcionamos um ambiente que apoia o processo de organização e utilização de conhecimento e informações de forma prática. Concentramo-nos em como utilizar o conhecimento nas questões da vida cotidiana, promovendo a autodeterminação. Alimentamos ideias e incentivamos as crianças à autonomia. Ensinamos hábitos alimentares saudáveis e a relação entre a alimentação saudável, afeto, ancestralidade e a condução de um estilo de vida equilibrado.
A iniciativa do Programa Cozinha de erê começa desde a criação de hortas comunitárias que estimulam a interação com o meio ambiente, o lugar onde vivem e crescem, e fazem do cuidado com o meio ambiente um cuidado de si mesmo e vice-versa.
É circular
É ancestral
É afrocomunitaria
É de erê
É na cozinha
Cozinha de erê é um programa da Casa Futuro que pretende estimular o aprendizado através dos alimentos; promover uma alimentação saudável; ativar a criação e a imaginação, além de ensiná-los a ter responsabilidade, organização e higiene. Mas, principalmente, criamos a Cozinha de erê porque acreditamos que é na cozinha também que podemos manter viva práticas de cura e tradições alimentares que regeneram nossas forças e nos conectam com as sabedorias de nossos mais velhos e mais velhas; com a tradição, a memória e a cultura alimentar afro e indígena cearense.
Para nós os alimentos são sagrados e a cozinha um espaço ancestral. Por isso o Programa Cozinha de Erê busca alinhar afeto, alimento, tradição, cultura e ancestralidades através da contação de histórias acerca de pratos tradicionais das matrizes africanas, indígenas e de suas mitologias yorubá e bantu, ao passo em que todes colocam a mão na massa -literalmente e coletivamente.
Na 1ª Edição tivemos o convidade especial Zwanga Nyack @monakwaixi que com sua sabedoria e conhecimentos antropológicos e de candomblé deixou uma receita deliciosa de como fazer akassà. Nesta 1ª Edição abordamos as culturas bantos e yorubá, falamos da origem do nome, contamos histórias antigas e ainda falamos da importância de termos uma alimentação saudável com receitas da vovó!
Viva a cozinha circular ancestral da Casa Futuro!
Viva a Cozinha de erê!
Viva as práticas afrocomunitarias de nos mantermos no presente/futuro!!
Cozinha de erê
Receita de Acassá
Ingredientes
3 copos de água de 150ml
2 copos de flocão de milho branco ou milho branco de canjica ou farinha de milho branco
3 colheres de sopa de melaço o sabor que preferir
1 folha de bananeira
Modo de fazer
Coloca os 3 copos de água no fogo.
Vai acrescentando aos poucos a farinha de milho branco mexendo sem parar até ficar grosso, mas não embolado rsrs ... tem que deixar na textura da vovó !
No final acrescenta o melaço e enrola na folha da bananeira lavada e esquentadinha no fogo!